terça-feira, 28 de maio de 2013

RÁDIO LIVRE - A livre comunicação através das ondas do rádio - Sem interferência e regulamentações apropriantes - O ar, a água, a luz do sol e a terra não foram feitos por ninguém e, portanto, ninguém pode ser seu proprietário - Transmitir através das ondas do rádio é uma mera expansão da conversação pessoal e grupal - O direito de expressão é básico para os seres, inclusive os humanos - Rádios comunitárias livres - Sua única "contravenção" é exercer o seu direito natural de expressão - Página atualizável do grupo de idéias e ações para a criação/construção da primeira rádio comunitária do bairro Jardim Gonzaga, em São Carlos-SP


Esta página tem por objetivo atualizar informações básicas a respeito de como participar no grupo do Google que trata da Rádio Vida-Livre-Gonzaga, em São Carlos-SP (ou outros nomes propostos), bem como adicionar outras informações importantes.


ATUALIZAÇÃO EM 29 e 30/MAIO/2013
ATUALIZAÇÃO EM 08/JUNHO/2013

Como Participar :

1 - Para participar no grupo, acesse a página inicial :
https://groups.google.com/forum/?hl=pt&fromgroups#!forum/radiovidalivre
PRIMEIRO FAÇA LOGIN COM SUA CONTA DO GOOGLE e depois clique em "inscrever-se para participar do grupo". O grupo está configurado para que a sua solicitação de participação seja aprovada. Aguarde.

2 - Opções de participação :
      a - receber todas as postagens e respostas
      b - receber um resumo diário
      c - receber uma compilação diária
      d - nada receber : somente visualizar na Web 
Você escolhe a opção quando faz a solicitação de inscrição.


Para membros (depois que a sua participação foi aprovada)

3 - Para enviar uma mensagem ao grupo, depois que a sua participação foi aprovada :
radiovidalivre@googlegroups.com

4 - Como alterar a participação depois que já estiver inscrito :
Para ver mais detalhes sobre como receber emails, acesse a página inicial do grupo :
- clique em um bonequinho e uma roda dentada que fica em cima, à direita.
- clique em "configurações de associação e email"
- escolha como deseja receber os emails.
OBS : O link para a página inicial é sempre oferecido no rodapé de um tópico aberto. Porém, acho que neste item o Google é falho. Nem sempre aparecem os links nos rodapés das mensagens. Parece muito complicado. Neste caso, leia o item 8.

5 - Como fazer uma postagem (ou criar um novo tópico) 
Você pode postar tanto do seu email cadastrado, enviando para radiovidalivre@googlegroups.com, como diretamente na página inicial, clicando em "novo tópico". Quando o seu email já é cadastrado e você acessa a página inicial, de imediato aparece o editor para você postar. Se você não quiser postar, clique em "descartar" para ir para a página inicial.

6 - Como saber o email do grupo, objetivos e número de participantes :
Se você deseja saber o email do grupo, acesse a  página inicial e clique em "Sobre". Aí você visualizará o email do grupo, o número de participantes e os objetivos do grupo, além de outras informações.

7 - Respostas : se o seu provedor de email não oferecer a opção de "responder a todos", clique em "responder", copie o endereço de email do grupo que está no rodapé da mensagem e cole como CC ou CCO no campo do destinatário. Se não fizer isso, a sua resposta irá somente para quem enviou a mensagem.

8 - Como sair do grupo, acessar a página inicial e alterar a participação
Quando você não conseguir encontrar os links de sair, reconfigurar e visitar a página inicial no rodapé da primeira postagem de um tópico(mensagem) - infelizmente, neste item, o Google me parece falho - , então você pode ir pela pesquisa do Google :
- digite :  rádio livre gonzaga(se precisar, acrescenta São Carlos)
- Entra no blog "Jornal dos Grupos-Ambiente - blog", que é esta página. Clica em um dos links indicados que redirecionam à página inicial do grupo.
- Faça login, se o Google pedir, pois provisoriamente programamos para que os conteúdos do grupo sejam visíveis apenas para os membros.
- Então você terá acesso à página inicial.
As opções para sair e reconfigurar a participação estão no ícone de um bonequinho e uma roda dentada, à direita e em cima.

9 - Quando em trocas de mensagens-respostas através de um tópico de discussão, evite tratar sobre outros assuntos que não dizem respeito ao tópico, a não ser breves referências. Enfim, evite falar de um assunto que não se relaciona com o tópico em que você está. Se o assunto que deseja discutir não tem tópico criado(você pode procurar em seu email, mas acessar a página inicial fica mais fácil visualizar os últimos tópicos) então crie um, enviando um email ao grupo. (radiovidalivre@googlegroups.com) ou acesse a página inicial, faça login se precisar, e clique em "novo tópico"



HISTÓRICO

Em 28/maio/2013, um grupo de mais de 15 ativistas e representantes do bairro Gonzaga, em São Carlos, após terem assistido o filme "Uma Onda No Ar"  (que conta a história de como os sonhos de uma rádio transmissora de Jorge, em Belo Horizonte-MG, se concretizaram após muitas lutas e dificuldades), comentaram com ânimo sobre os assuntos suscitados : ficou decidido a marcação de uma próxima reunião para detalhar projetos e ações e também ficou decidido que o pessoal da rádio livre Capivara irá instalar o seu transmissor no dia de uma festa junina do pessoal do bairro. Será uma primeira experiência !!





Um comentário:

PARTICIPE ENVIANDO O SEU COMENTÁRIO !!

OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS