sábado, 11 de janeiro de 2014

PROJETO DE HORTA ESCOLAR, CIENTÍFICO E AMBIENTAL PARA ESCOLAS - “Hermeticultura nas Escolas – Ciência, Meio Ambiente e Horta” - Modelo de projeto para escolas - Conheça mais sobre a Hermeticultura através deste projeto - Conceitos importantes de educação ambiental, tais como a economia de água e o efeito estufa são transmitidos, além de princípios científicos, como o ciclo da água através da evapo-trasnspiração, da condensação e da precipitação - Criação de micro-climas e micro-ecossistemas para observações e estudos - Integração Escola-Comunidade

DO EDITOR : O projeto abaixo, com pequenas melhorias, poderá servir de modelo de projeto escolar e também transmite algumas informações interessantes sobre a Hermeticultura. Conheça mais nos MARCADORES de Ambiente Alternativo - blog e nas postagens do Grupo Ambiente Alternativo


Projeto 
“Hermeticultura nas Escolas – Ciência, Meio Ambiente e Horta”


À Prefeitura Municipal de....
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente / Secretaria da Educação
De : Luiz Antonio Vieira Spinola



Exposição

Ofereço à Prefeitura de...., através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e da Secretaria da Educação, este projeto de caráter triplo: implantar nas escolas, inicialmente através de um modelo piloto, 16 canteiros hermetizados em quatro escolas, sendo uma delas a principal e três complementares. Os canteiros serão, ao mesmo tempo, laboratórios de biologia e ciências e parte integrante das hortas nas escolas (Ciência, Meio Ambiente e Horta)


O que é Hermeticultura

A Hermeticultura é o cultivo de plantas em ambientes totalmente fechados, ou parcialmente lacrados em relação à parte aérea ou às raízes das plantas. Constitui-se de uma série de aproximadamente 15 aplicações : na germinação de sementes de árvores e outras, no processo de transplante de mudas, no processo de formação de mudas por estaquia, no cultivo de verduras e outros vegetais, na germinação de grãos comestíveis, na construção de vasos ornamentais semi-fechados, no transporte e conservação de plantas, no plantio antecipado de mudas de árvores em solo definitivo, dentre outras.
A sistematização e o desenvolvimento das técnicas da Hermeticultura foram realizados pelo proponente, devendo estas serem aperfeiçoadas.


Objetivos Gerais
Enriquecer os laboratórios de biologia  e de outras ciências, com instrumentos externos, além dos tradicionais. Os dois laboratórios podem se complementar. 
Outro objetivo é proporcionar aos alunos mais um aprendizado alternativo para a produção de verduras, mudas diversas, plantas ornamentais e fitoterápicas.
Os canteiros hermetizados também serão mais uma ferramenta de educação ambiental, pois a economia de água e de nutrientes é muito grande.
Na construção dos canteiros, alunos mais interessados, professores, funcionários, voluntários e demais moradores da comunidade vizinha da escola, poderão participar como assistentes ou como ajudantes na construção, servindo-lhes de oficina para aprenderem e reproduzirem os canteiros hermetizados em suas residências.


Objetivos específicos

Construir em uma escola municipal até a 8ª série, e em outras três complementares, 16 canteiros hermetizados, possibilitando aos alunos, em especial, o acompanhamento de todas as fases de construção dos canteiros, o plantio de mudas de verduras, de sementes, de plantas medicinais e de ornamentais. Devido ao micro-clima e ao micro-ecossistema criados dentro dos canteiros, os alunos acompanharão o crescimento das plantas, os cuidados, a formação do micro-ecossistema, além dos fenômenos físico/químicos que ocorrem nos canteiros hermeticamente fechados. Esta ação pedagógica deverá ser realizada pelos professores das disciplinas relacionadas.
Opcionalmente, se houver tempo disponível nos cinco meses totais do projeto (um para construção e quatro para desenvolvimento), outras técnicas serão pelo menos demonstradas, como a germinação de sementes em saquinhos hermetizados, o transplante de mudas de árvores em dias de tempo seco e quente e a produção de brotos comestíveis de sementes. Assessoria às hortas convencionais também será fornecida, através de orientações, como a cobertura por filme (plástico) e a construção de canteiros semi-hermetizados em locais próximos a árvores (hermetização apenas de raízes)

  
  


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Implementação do projeto em sua fase piloto

Escola principal
A escola principal deverá ser para alunos até a 8ª série, cujo nível de compreensão (da 5ª à 8ª série) lhes possibilite apreenderem os conceitos transmitidos. O projeto pretende construir 4 canteiros hermeticamente fechados e supridos com aparelhos de medição e monitoração, tais como medidores internos e externos de temperatura e umidade, medidor de concentração de CO2, bem como outros auxiliares que possam monitorar o estado do tempo meteorológico. Esta aparente sofisticação tem por objetivo possibilitar maior controle sobre as operações nos canteiros, visando a melhor compreensão dos alunos sobre os fenômenos que dentro deles se desenvolvem, tais como as variações de temperatura e sua influência nas plantas e os níveis de umidade e de gás carbônico.

Justificativa para a escola principal
Os canteiros hermetizados, constituindo a criação de micro-climas e micro-ecossistemas, são uma excelente ferramenta didática para os alunos entenderem os fenômenos relacionados ao efeito estufa, ao ciclo da água, do carbono, do nitrogênio, além dos fenômenos atmosféricos de condensação de nuvens, precipitação, evaporação e evapo-transpiração. Prestam-se, ainda, para ilustrarem aos alunos as várias interações e conseqüências biológicas dentro do ecossistema criado, tais como a falta de alguns insetos e a sua função de polinizarem as flores do tomate, por exemplo, além de diversas outras observações a respeito de possíveis agentes causadores de pragas e doenças nas plantas. A presença ou a ausência de insetos aéreos benéficos, e outros, também podem ser observadas e estudadas. Um dos modelos prevê a criação de um ecossistema especial relacionado aos estudos da limnologia, onde sacolas plásticas com terra ficam dentro de uma “lagoinha” com solução orgânica nutritiva, ocorrendo a absorção de água por capilaridade direta. Todos os conceitos envolvidos serão ensinados aos alunos.

Uma experiência em andamento
O diferencial no projeto “Hermeticultura nas Escolas – Ciência e Horta” é que configura-se como uma verdadeira demonstração prática dos estágios da aquisição do conhecimento científico. Aos alunos será dada a oportunidade de estarem aperfeiçoando estes canteiros e participando de uma experiência inédita em andamento. Este diferencial estimulará a capacidade imaginativa  e inventiva dos alunos. Poderão, por exemplo, descobrirem quais espécies ou variedades se adaptam melhor à relativa alta temperatura e umidade presentes dentro dos canteiros ou a determinação das características diferenciadas das verduras cultivadas neste sistema, além de outras implicações relacionadas.

Escolas complementares
A construção dos 12 outros canteiros hermetizados será em outras três escolas, para crianças entre 6 meses a 6 anos, ou até a 4ª série, e tem por objetivo enriquecer os projetos escolares de hortas já existentes, além de possibilitar :
- O estudo do comportamento dos canteiros hermetizados quando instalados em áreas cimentadas e a demonstração da viabilidade de hortas em escolas com muito pouco espaço de terra.
- O estudo dos canteiros e sua viabilidade em escolas que possuem muitos espaços tomados por árvores. - Observar nas escolas com áreas verdes infestadas por insetos daninhos às plantas, como as formigas, se os canteiros hermetizados são imunes a eles e transmitir este resultado aos alunos, inclusive para os da escola principal.
- Possibilitar um meio lúdico, com a construção de canteiros na forma de circo, e com desenhos, a fim de atrair a atenção e a simpatia dos alunos mais novos às plantas e fazê-los entenderem as relações básicas das plantas com a atmosfera, o meio ambiente e os seres vivos.
- Produzir verduras em escolas frequentadas por animais cujas fezes possam provocar doenças através da contaminação das verduras expostas. Como os canteiros hermetizados estão isolados do meio externo, as verduras produzidas por eles são, em princípio, mais higiênicas.
- Demonstrar que uma horta feita com canteiros hermetizados é apropriada para escolas que não tem vigia ou porteiro nos períodos de férias. Os canteiros totalmente lacrados podem dispensar irrigação por longos períodos.


Apoio aos professores de biologia, ciências, meio ambiente e geografia

Será oferecida uma palestra e uma apostila a todos os professores das disciplinas relacionadas, a fim de compreenderem melhor as bases científicas desta modalidade de cultivo, além dos conceitos pedagógicos relacionados. Desta forma, os professores estarão munidos adequadamente para conduzirem os alunos nas aulas teóricas sobre o projeto e nas suas práticas.



                                                                                                                                                                3
Assessoria técnica e acompanhamento por 4 meses

Após a implantação (construção dos canteiros), será dada assessoria técnica aos responsáveis pelo projeto, em cada escola, sempre que necessário, bem como acompanhamento presencial quinzenal, a fim de garantir o bom andamento até o final do projeto, que deverá se consumar após quatro meses, incluindo o período das férias, caso coincida.


Público-alvo

O projeto direciona-se aos estudantes, professores, funcionários, pais dos alunos e à comunidade do entorno das escolas. Visitantes de outras instituições de ensino e de pesquisa poderão ser beneficiados, principalmente coordenadores e professores das escolas municipais que serão motivo de projetos futuros.




Orçamento do Projeto

Prevê-se o custo total do projeto em R$...., distribuídos em :

Recursos físicos
Compra de plástico para estufa, plástico para os berços dos canteiros, piscinas plásticas, sarrafos, corda plástica, pregos, canos de PVC, sombrites, acessórios, tijolos, tábuas, um medidor de temperatura digital com dois sensores, um medidor de umidade, termômetros, sementes e outros acessórios para a montagem dos canteiros. Se possível, a compra de um medidor do teor de CO2.
Acima, até máximo de R$....

Recursos humanos
- Planejamento e implementação do projeto
- Construção dos canteiros
- Elaboração de uma apostila especial destinada a subsidiar os professores envolvidos
- Uma palestra destinada aos professores das quatro escolas
- Acompanhamento do projeto junto aos professores
- Eventuais demonstrações junto a alunos, professores e outros
- Avaliação final dos resultados
As ações acima serão realizadas pelo proponente e até 3 auxiliares remunerados por sua conta.

Obs : Composto orgânico e ferramentas devem ser providenciados pelas administrações das escolas.



Conclusão

O projeto “Hermeticultura nas Escolas – Ciência, Meio Ambiente e Horta” certamente será um inusitado instrumento pedagógico do ensino científico nas escolas, uma interessante ferramenta a mais na educação ambiental e um eficaz meio de se construir hortas escolares, ou complementação de hortas tradicionais e outras, porque, além das características positivas acima expostas – e sendo uma novidade – facilitará a captação do apoio de colaboradores voluntários, que terão um trabalho maior apenas na construção dos canteiros-laboratórios e muito pouco depois, dada a grande economia de tempo dedicado a tratos culturais, manutenção e regas.
Este projeto piloto pretende provar a validade da produção alternativa de verduras, mudas diversas e outras formas de cultivo de plantas nas escolas, através da Hermeticultura, podendo, pois - caso seus resultados pedagógicos, científicos e de produção sejam positivos - ser ampliado para outras escolas em uma fase posterior.




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