segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ESPAÇOS ANÍMICOS NAS ESCOLAS - Também um Desafio para o Futuro - Pequena descrição de motivos e sugestões para implantação - A importância dos alunos/estudantes aprenderem a interdependência entre todos os seres vivos - Integrado aos espaços verdes - Plantas, animais, aves, insetos e micro vidas em intrínseca relação entre si e com os quatro elementos da natureza : terra, água, ar e fogo (sol)

Grupo-Ambiente diretamente relacionado :
Grupo Ambiente Alternativo   
Visite e participe para receber e enviar postagens !!    

Outras palavras-chave relacionadas : educação ambiental e ecológica nas escolas - projetos didáticos - aprendizagem com vivências - visão sistêmica no ensino - Transmissão de novos valores aos alunos - Interdependência dos seres vivos e dos ecossistemas - Relação dos seres vivos com os quatro elementos básicos da natureza - Eco-pedagogia - Importância da relação humanos/animais - Micro-vida / Meso-vida / Macro-vida / Educadores - Educandos - Gestores em educação - Educação formal - Jean Piaget - Doutores em educação


Mensagem enviada a uma diretora de escola de educação infantil, super animada em integrar atividades com animais aos espaços verdes (com algumas adições e melhorias).


Periquitos australianos e outros 
passarinhos, mesmo sendo permitidos
por lei devem, nas escolas, ser
criados em viveiros confortáveis, 
com plantas dentro, de tal
forma que sejam felizes e procriem.
Este pequeno artigo e lista de possíveis itens para criação de espaços anímicos foi inspirado no texto : Espaços Verdes nas Escolas : Um Desafio para o Futuro
E relacionado a Projeto Espaços Verdes





....E não me esqueci, também, do seu e do meu gosto em introduzir espaços anímicos !!

Preocupação com a saúde e aspectos de higiene
De sua parte, vai adiantando consultar questões relativas à saúde e higiene. Você poderia requisitar o parecer de um médico sanitarista, de um profissional da área de zoonose, etc. Deve ter na prefeitura. 

Os direitos dos animais
Tem também a questão da defesa dos animais e dos seus direitos. Precisa certificar-se de que não haverá problemas com Ongs. É aconselhável também receber assessoria de uma Ong de proteção aos animais.

Transmitir amor aos animais e à vida
Insetos podem ser 
visualizados pelas crianças
 em terrário, um micro 
ecossistema.
E uma terceira preocupação, que também deve ser bem pensada, diz respeito a quais conceitos serão transmitidos (enfocados) às crianças, como por exemplo não aprisionar os animais e aves por meros interesses utilitaristas (as galinhas só pra botarem ovos e depois de velhas, comê-las, etc....). O importante é criar um ambiente no qual a meninada desenvolva o amor aos bichos e mostrar a eles como as plantas, a água, o sol, a terra e o ar são os elementos que integram todos os animais, aves e insetos. Tudo se relaciona, interage e é interdependente.


Vamos elencar possibilidades :

- Terrário - para as crianças visualizarem plantinhas e insetos e, se for maior, uma tartaruguinha.
Um canteiro-terrário, hermetizado,
 ou canteiro-circo, apropriado
para educação a crianças
até seis anos.
O ideal é ser feito em um aquário grande ou médio. Mas se não conseguir, podemos fazer com restos dos plásticos para as estufas dos canteiros. Aqueles galões de plásticos transparentes, também servem como pequenos terrários. Os canteiros hermetizados, que também podemos designar de canteiros-terrários, e que serão motivo dos espaços verdes em sua escola, são grandes terrários e uma das últimas técnicas desenvolvidas pela Hermeticultura, servindo tanto para estudos e transmissão de conceitos, como para a produção de verduras !!
Os canteiros hermetizados
são grandes terrários, que além
de serem laboratórios de biologia,
produzem verduras e legumes !!
Custo de manutenção : praticamente 0


- Mini-minhocário - É necessário combater o preconceito de que certos animais e insetos são repugnantes. Na verdade, as minhocas não transmitem doenças e executam uma importantíssima função biológica.
Custo de manutenção : 0


Casinhas, ninhos e comedores para pássaros dependurados nas árvores
Custo de manutenção : dois quilos de ração por mês, ou 4,00 reais (pode tentar patrocínio e ver se pais voluntários podem colaborar não com dinheiro, mas com um pouquinho de ração ou quirela de milho e arroz). Se misturar um pouco de farelo de trigo em restos sadios de comida, também pode ser dado aos pássaros.


Foto ilustrativa : este mini galinheiro
é muito pequeno para escola e à
 sua volta deve ter espaço livre para
crianças andarem.
Um galinheiro para um galo e duas galinhas
Custo de manutenção por mês : 3K de ração, 3K de milho e meio quilo de farelo de trigo para misturar em restos de comida. Total : 10,00 reais : (pode tentar patrocínio ou....o mesmo acima).
Não demora muito, as patas botam e
chocam. Os alunos poderão acompanhar
todas as fases, até o nascimento
dos patinhos !!
O galinheiro deve ser feito de ripas, podendo ser três engradados de cama de casal pregados em mourões e tendo por fundo uma parede. Tela, a não ser que seja daquela bem resistente, as crianças vão acabar arrebentando.
Obs : já tenho três pintainhos para doar !! Eles estão com um mês, mas logo já poderão ser levados.


Um galinheiro para um pato e duas patas, com uma piscininha de 1 metro de diâmetro e 40 cm de profundidade. Pode ser feita de plástico.
O custo mensal é menor, pois pode ser dado apenas milho, restos de comida com farelo e restos da horta.


- Um viveiro com dois casais de periquitos australianos
Custo mensal : 4,00 reais : 1 quilo, aproximadamente, de painço.
O Rereco e a Kikica foram
criados órfãos desde um dia
de idade. Ela acha que ele é
sua mãe. Hoje, 02/09/2013, já
estão maiores. As crianças poderiam
estar acompanhando o desenvolvimento
dos dois !!


Um meliponário, inicialmente com apenas uma colmeia de abelhas Jataí. Instalar entre 1 metro e 2 do chão, pois as abelhas gostam de construir suas colmeias mais perto do solo. Só que não deve ficar muito baixo por causa das crianças. Elas apenas vão ver. Se precisar, faz uma cerquinha envolvendo.
Custo de manutenção : 0, mas é bom plantar ornamentais que produzam flores.

Um microscópio. O microscópio não deve ser visto nas escolas como um instrumento meramente científico, mas uma janela para se conhecer mundos e realidades maravilhosas.
Na falta, uma boa lente acoplada a uma caixa e uma lâmpada, já possibilitam que as crianças vejam
mais detalhadamente o fantástico mundo dos insetos e de suas larvas.

O ensino direcionado
É muito importante descobrir as afinidades de grupos de alunos e possibilitar que eles participem de atividades relacionadas às suas propensões e necessidades. Este é um conceito do ensino direcionado. Por exemplo : que as professoras perguntem a cada criança se desejam ajudar com as galinhas, com os coelhos, com os passarinhos ou se querem cuidar dos insetos nos terrários. Veja este artigo sobre Piaget.

Outros ?....

Compartilhe conhecimentos e experiências comentando abaixo !!


Se você copiar e divulgar, por favor, adicione o link para esta página.


Em algumas escolas, coelhos e outros
animais podem ser criados soltos, desde
que observadas todas as implicações.
São importantes fatores de fixação
de novos valores comportamentais
aos alunos.

Grupo-Ambiente também relacionado :
Grupo Ambiente Ecológico - Visite e Participe !!


Blogs relacionados :

AMBIENTE ALTERNATIVO - blog

AMBIENTE ECOLÓGICO - blog


O microscópio atrai a atenção da criança
para a micro e a meso-vida. Desde cedo,
começa a entender que ela, e todas as
pessoas, fazem parte de um mundo
muito mais vasto e interligado do
que possamos imaginar.















HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 

Para participar deste grupo ou visualizar os últimos tópicos, dê um clique na seta acima e à esquerda

==================================================



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE ENVIANDO O SEU COMENTÁRIO !!

OS COMENTÁRIOS SERÃO MODERADOS